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Parte elétrica do veículo


Alguns conselhos sobre a parte elétrica do veículo:

Os veículos equipados com sistema imobilizador (transbonder, sistema antifurto), não devem deixar a chave de ignição junto à micro-ondas, televisão, geladeira, celular, porque esses equipamentos tiram o magnetismo do chip da chave. Se o alarme disparar acidentalmente, é necessário que o mecanismo de destravamento existente na fechadura, seja acionado pela chave ou pelo controle remoto.

Antes de dar a partida no motor, certifique-se de que todas as l√Ęmpadas indicadoras no painel de instrumentos acendam.

Evite rodar com o tanque na reserva, nos ve√≠culos que possuem inje√ß√£o eletr√īnica, pois o combust√≠vel √© que refrigera a bomba de combust√≠vel e o baixo n√≠vel contribui para o desgaste prematuro dos componentes da bomba.

Se o retrovisor elétrico deixar de funcionar é possível regulá-lo movimentando-o, diretamente pelas extremidades.

Verifique sempre as luzes de freio. Para isso, pare o veículo de ré, próximo de uma parede branca e pise no pedal de freio.

Quando a l√Ęmpada indicadora do n√≠vel de combust√≠vel acender com o ve√≠culo em movimento, √© sinal que existe aproximadamente 8 litros no tanque.

Ao ligar a bateria à rede elétrica do veículo, ligue primeiro o cabo positivo e depois o negativo. Nunca inverter a polaridade dos cabos.

A bateria não deve ser desligada com o motor em funcionamento, pois isso pode danificar os componentes da parte elétrica.

O ventilador do radiador pode funcionar por aproximadamente 10 minutos, mesmo com a ignição desligada. Isso ocorre em veículos com ar condicionado.

Nos veículos com desembaçador no vidro traseiro, desligue assim que o vidro tiver recuperado sua nitidez, pois o consumo de corrente elétrica favorece o consumo de combustível.

Se algum componente da parte elétrica deixar de funcionar, a primeira coisa a ser feita é examinar os fusíveis.

Não substitua o fusível pelo de maior capacidade, a fim de evitar danos no sistema elétrico.